13.3.10

Roqueiros de Verdade

Não tem as atitudes desses de quem vou comentar. Bom, mas deixa eu começar do começo, atitude mais que plausível haha.


Anteontem voltava da escola com os amigos e ao mesmo tempo em que conversava com eles também observava certos 7 "roqueiros" numa bagunça. Não, não vou reclamar de sua bagunça, até porque meus amigos e eu somos tão escandalosos quanto, ou até mais.


Também não vou falar dos atos de fumar, beber, se afastar de pessoas pelo estilo e etc. Porque é absolutamente normal esperar isso de qualquer um, porque também tenho meu preconceito contra emos, pagodeiros, funkeiros, axezeiros e etc (só não os insulto, respeito seu gosto oras!). Não sou contra qualquer droga porque pra mim usa quem quer, e isso deveria ser liberado.


O problema de fato é: esses "roqueiros" estão convencidos de que só eles podem curtir rock, só eles sabem o que o Rock'n Roll é de verdade. Quer dizer que se eu ando com emos, nerds, "ecléticos" não curto rock? Errado. Tão errado quanto insultar pessoas por seu estilo, cor, religião, ou qualquer coisa do tipo. Esses "roqueiros" se vestem com camisetas de Metallica, Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Raul Seixas, Iron Maiden e se sentem "os caras" sentem que são os únicos do mundo que podem ouvir o que ouvem. Na verdade escutam né? Porque ouvir é algo mais profundo e complicado, coisa que não conhecem por serem tão superficiais.



Posso curtir rock a pouco tempo, posso não conhecer tantas bandas ou decorar nomes de seus integrantes. Posso não ter tantas camisetas, posso não ser uma rebelde-sem-causa. Mas pra mim o que é essencial para ser roqueiro é ouvir a música e entender o que aqueles caras que tão tocando querem transmitir. Não só decorar letras. Mas a melodia, o conjunto, a história. Às vezes não se tem palavras pra explicar o porquê daquilo, as vezes você não entende a letra e sim o som, que também contém suas informações. Às vezes não dá pra entender conscientemente, mas você sabe que a resposta e a explicação pr'aquilo tudo está no inconsciente. Você não precisa do externo e do material pra se considerar roqueiro, você tem que se sentir roqueiro porque compartilha informações, ideias, propósitos, sentimentos com os caras. Você os admira por conseguirem expressar na música exatamente aquilo que você pensava que era inexplicável e só você no mundo sentia ou acreditava.


Você não precisa insultar, gritar, roubar, se fazer de mau, usar somente preto e camisas de banda pra ser um considerado "roqueiro". Daí o roqueiro é visto com maus olhos por causa dessas tralhas humanas pessoas que andam por aí fazendo coisas ruins e denegrindo imagens.


Eu me revolto com essas pessoas. Fico tentando imaginar como será o futuro desses incríveis idiotas, desses inúteis convencidos e não vejo nada de bom ou promissor.


Qual o problema de ser gente boa?  Tinha mais um cara, fã de Ozzy Osbourne (mas longe desse grupo), um cara calmo e quieto que só foi buscar a namorada na escola na paz e nem assim deixou de ser roqueiro. Quanta gente nesse mundo que curte rock que a pessoa nem imagina! Minha professora de Ciências da 8ª série por exemplo, curte rock pesado mas se veste de uma forma que normalmente seria de quem ouve MPB. Mas ela já foi pra shows de Skid Row, Red Hot Chili Peppers, ama Led Zeppelin... O rock está morrendo porque pouca gente conhece e o curte. Porque esses "caras maus" acabam fazendo com que todo mundo ache que "Rock é do Diabo" euachava e algo ruim. Eles acabam tendo medo e se afastando.



Esses são roqueiros de verdade, gente que se alegra ao ouvir suas músicas, que brinca com os amigos, pessoas que vivem felizes por isso, mesmo não desrespeitando ninguém ou desfilando com seu rabo de pavão por aí, se sentindo Deuses.

6 comentários:

  1. Só uma coisa eu não concordo, que o uso de drogas deveria ser liberado, bem mas isso vai de opinião para opinião. I LOVE ROCK!

    ResponderExcluir
  2. É aquela pobre e certa sabedoria: "Diga-me quem tu andas, e te direi quem és". Algumas coisas posso concordar com você, e outras descordar. Sou rockeira e detesto andar com funkeiros ou outras pessoas "opostas demais" para mim.
    Eles sempre vão se achar o tal e vão cantar e curtir juntos, o que pra mim é non-sense.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, você escreve maravilhosamente bem!
    Minha opinião é a mesma que a sua, poderia até usar o exemplo do futebol (que estou mais habituada a falar, rs.) existem certos "torcedores" que SOMENTE por vestirem a camiseta da TORCIDA ORGANIZADA (nem é do time em si), por irem SEMPRE ao campo e por saberem todas as músicas da torcida e o que significa torcedor zona norte/sul e o escambal, acham que são os donos do time. E cara, como existe torcedor assim, e digo do meu próprio time também. Você entra no site da torcida ou vê no Orkut os caras falando como se fossem os fundadores, os donos... Ridiculo! Se você, também na posição de torcedor (e vestindo a mesma camisa!) dá sua opinião, os caras "determinam" e impõe a opinião deles. Eu não vou sempre nos jogos, não tenho a camisa e não sei todas as músicas, mas curto meu time tanto quanto ou mais que eles; pois eu sei o hino do clube, meus olhos brilham com as cores do estandarte, etc. Deve ser a mesma coisa no seu caso, sobre rock. Caramba, as pessoas só por gostarem muito, acham que podem mais.
    E essa coisa de rock é do diabo talz, nada a ver. O ritmo, a música em si eu acho que não, mesmo acreditando e seguindo à Jesus. Tem letras que sinceramente, eu até tento, mas é impossível não ver, que falam abertamente o nome do diabo. Mas outras, várias outras, não. E existe até rock pesadão que é louvor à Deus, numa boa. Vem no coração, no caso. E eu curto demaaais rock, de várias bandas por aí...
    Beijones e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Helen adorei seu post, só num concordei em relação as drogas, porém vc está cera, cada um tem seu estilo de musica, eu por explemplo curto muito Guns in Roses pq meu imão me viciou e ainda sim não somos revoltados e nos vestimos apenas de preto.

    ResponderExcluir
  5. Considerando que NxZero e essas bandinhas brasileiras não passam nem perto de rock eu concordo plenamente com você.
    Eu e meus amigOs somos assim, super quietos na nossas, confiamos só em nós mesmos, só que uma coisa eu acho errado e ao mesmo tempo certo, se uma pessoa é nosso amigo nós ponhamos a mão no fogo por ela, e se a mesma for inimiga dos nossos inimigos melhor ainda, só que se ela der um oi para nosso inimigo ela acaba virando um deles.
    Quando raramente eu assisto big brother eu espelho meu grupo principalmente meu namorado no Dourado, sem por nem tirar ou até mesmo pior. mais são gostos, e gosto é indiscutivel.Eu por exemplo passo longe de gay, porque o único que conheci é mais falsoque nota de 3 reais.

    ResponderExcluir
  6. [...] cara, roqueiro fã assumidissimo de Metallica, bruto e sem sentido. Daqueles roqueiros que relatei aqui. Fiquei atraída por ele, confesso. Mas doentiamente. Eu, apesar de vê-lo maltratar meus amigos [...]

    ResponderExcluir